Resenhas

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resenha: Os 13 Porquês

Os 13 Porquês

Sinopse: 
"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre  várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existe treze motivos que a levaram a decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."


Acho que muitos de vocês já devem ter ou ouvido falar desse livro, não por ser romântico, ou coisa do gênero. Mas, sim por ser um livro que balança nossas emoções, nos fazendo questionar coisas que antes nos pareciam comuns, mas que no fundo nos tem grande importância. 

O livro " Os 13 Porquês" foi um livro fora da minha zona de conforto, mas que me deixou tão ligada que não consegui parar de pensar nele, mesmo após ter terminado. O autor,  Jay Asher, colocou assuntos tão importante, abrangendo tantas coisas, em uma leitura cativante e emocionante.

O livro é narrado pelo Clay, mas a leitura é em conjunto com as fitas da Hannah, para que o leitor possa saber as reações do Clay, conforme o decorrer da fita. Clay quando acha as fitas em sua porta, fica se perguntando se deve realmente ouvi-las, e essa dúvida o consome por boa parte do livro. Com o decorrer da história, Hannah nos conta vários fatos, desde que chegou a cidade, como as pessoas foram inventando coisas, e fazendo-a sofrer, sem se importar com ela. Clay em diversas partes do livro fica abalado com as revelações feitas - acho que todos que leram esse livro também ficaram abalados, bom, eu certamente fiquei - e com a ajuda de um mapa, Clay, vai reviver os fatos.


Antes de ler este livro, conversei com algumas pessoas a respeito dele, e como a leitura tinha sido para elas, a maioria disse que tinha sido uma leitura forte, e com um baita tapa na cara, outros, me disseram que tinha sido uma leitura desgastante mas real. Estava com bastante receio de ler, mas também muito curiosa para saber mais, então quando peguei o livro, não imaginava que minha opiniões pudessem ser tão diferentes dessas pessoas, mas, foi. Para mim. Os 13 porquês, foi muito mais que um simples livro, para mim, ele foi real e verdadeiro. Ele não foi um livro que mascarou o problema, e sim enfrentou, não teve um final feliz, mas sim, um final verdadeiro. Para algumas pessoas os motivos que levaram Hannah Baker a cometer o suicídio foram fracos, mas para mim foram fortes, e verídicos, foram motivos que muitos jovens da nossa sociedade enfrentam todos os dias, motivos que levam pessoas, como Hannah, a tirarem sua própria vida. Bom para essas pessoas, eu quero dizer uma coisa : Vocês não estão sozinhos, lutem, não desistam, não fiquem quietos, mostrem ao mundo que vocês tem voz! Procurem ajuda, conversem com quem vocês amam, mas não desistam, sei que é difícil, mas podemos ser mais fortes do que isso.

Acho que não existe número suficiente para dizer o quanto este livro marcou minha vida, me fazendo questionar muitas coisas, mas quero convidar a todos que tiverem a oportunidade, leiam esse livro, mudem seus conceitos, ampliem suas visões, garanto a vocês que não iram se arrepender. ( Dou 5 Estrelinhas).





Nenhum comentário:

Postar um comentário